Send a message:

contact@artworkcreativity.com

Talk to us:

+55(19)99635 6185

Client: Academia das Artes
Objetivo do texto: resenha cultural
Veículo: Instagram Academia das Artes
Data: 21/11/2020
Título: “O Gambito da Rainha” – 
Link: Click here

Text:


Em uma atuação magistral de Anya Taylor-Joy, a trama conta a história de Elizabeth Harmon, uma garota que se torna órfã muito cedo, e vai para um orfanato, lá ela conhece Jolene (Moses Ingram) e com o passar do tempo, as duas criam forte amizade. Autodidata devido a influência da mãe, Beth se entediava nas aulas comuns. Até que, ao terminar mais uma lição antes de todos, desce ao porão para limpar os apagadores, e encontra o zelador Sr. Shaibel (Bill Camp) jogando xadrez. Curiosa e observadora, a menina mostra interesse em aprender aquele belo e desafiador jogo. Com apenas 9 anos, em pouco tempo, ela já o vencia, e encantado com o talento da garota, ele a introduz em times de xadrez e o amor pelo tabuleiro a faz ir em busca de se tornar uma campeã.

Porém, mesmo a caminho do inevitável sucesso no esporte, é nítido que a menina enfrentaria problemas pessoais devido a vícios latentes, desde sua chegada no lar dos órfãos ela tomava tranquilizantes, e por meio desse medicamentos, ela conseguia projetar jogos imaginários em sua mente antes de dormir. Tudo parecia mudar quando Alma (Marielle Heller) adota Beth, pois a menina enfim conseguiria ter mais oportunidades. A mãe adotiva foi a grande incentivadora da protagonista, ao acompanhá-la em todos os torneios e ajudá-la em várias situações. Mas, depois de uma tragédia que faz Beth afundar nos vícios, ficamos em dúvida se realmente ela vai caminhar rumo ao estrelato que ela sempre sonhou.

Com um show de feminismo, mesmo diante de uma ambiente hostil e machista, como o mundo do xadrez, a marca mais relevante dessa obra é o quanto Harmon se valorizava e não deixava se colocar diminuída pelos homens que atravessassem seu caminho, seja uma paixão, seu ex-padrasto ou seus oponentes. Com belos figurino e fotografia, o espectador pode se encantar com a atmosfera de guerra fria na cores, roupas e lugares espetaculares. Além disso, é um retrato fiel da vida de uma maneira ordinária, com altos e baixos, encontros e desencontros, belas amizades e muita força de vontade de uma menina que não tinha muito mais do que um talento soberbo diante dos tabuleiros.

× Talk to us